Jornada dos Navegadores
Sobre a Jornada dos Navegadores
As 4 Estações
Em nosso Planeta Mãe, Terra, a cada ano de 365 dias, temos as 4 Estações que se dividem e se complementam em ciclos que se alternam, provocando mudanças no clima e que agem de forma direta em todo cenário da Terra, os seres humanos e toda natureza.
Equinócio de Outono
Solstício de Inverno
Equinócio da Primavera
Solstício de Verão
Equinócio de Outono
A palavra Equinócio vem do Latim, aequus (igual) e nox (noite) e significa “noites iguais”, ocasiões em que o dia e a noite tem o mesmo tempo. Ao medir a duração do dia, considera-se que o nascer do sol é o instante em que a metade do círculo solar está acima do horizonte, e o pôr do sol (crepúsculo ou acaso) o instante em que o círculo está metade abaixo do horizonte. Com esta definição, o dia e a noite, durante os equinócios, tem igualmente 12 horas de duração.
Os Equinócios ocorrem nos meses de março a junho, e setembro a dezembro, quando definem mudanças de estação. Em março, o equinócio marca o início da primavera no hemisfério norte e do outono no hemisfério sul.
Em setembro ocorre o inverso, quando o equinócio marca o início do outono no hemisfério norte e da primavera no hemisfério sul.
Outono
A Estação de Outono com o início da queda das folhas das árvores convida-nos a despojarmos de conceitos e idéias que já não nos servem mais. Chegou a hora do “ressignificar” para que possamos prosseguir.
Ouse, sonhe, realize!!!
Venha Navegar na sabedoria de seu livre arbítrio...
A sugestiva metáfora da “Navegação” fornecerá a carta náutica que apresentará a sua jornada, através de atividades diferenciadas e seqüenciais como sendo o caminho, o roteiro a ser seguido rumo às nossas Bem-Aventuranças.
Navegar é preciso!
Os navegadores não levam espelhos retrovisores entre seus equipamentos. Pouco importa a terrível tempestade de ontem ou a calmaria de anteontem. A única importância do ontem é o conhecimento e a experiência que lhe dá hoje.
O coração é o farol de nossa navegação!
O objetivo desta jornada terapêutica está em promover o autoconhecimento, a elevação do ser, explorando princípios essenciais comuns às diferentes culturas, através da prática lúdica e curativa da arte.
Carta Náutica
17/05
Chegada dos Navegadores
Caldos/chás e frutas
Repouso
18/05
Suco verde
Yoga
Café da manhã
Caminhada sensorial (Conexão com as 7 direções/Dinâmicas: Foco, percepção, flexibilidade)
Almoço vegetariano
Descanso
Harmonização / relaxamento
Roda de fogueira
Imersão com a Sagrada Medicina “Ayahuasca” / Integração com terapia das constelações familiares e condução sonora ao vivo.
Caldos/chás e frutas
Repouso
19/05
Suco verde
Conexão com as 7 direções
Café da manhã
Renascimento “água curadora”
Almoço de confraternização
Roda de partilha
Feira de trocas
Fechamento
Facilitadores
Conheça os facilitadores da Jornada dos Navegadores
Rosângela Maria
Educadora, Terapia Floral e Argiloterapia
Carlos Augusto Dan
Arte Educador
Mônica Gaudêncio
Educadora
Rita Muterli
Terapeuta
Aníbal Alvarado
Músico, terapeuta e pesquisador